SOCIAL NEWS

voltar
5
FEB
Fevereiro Roxo

Informação e prevenção fazem a diferença!


O futuro começa hoje! Cuidar de sua saúde é o compromisso mais importante que você pode ter com você mesmo, combinado?

Então continue lendo, porque hoje viemos falar sobre uma temática muito importante: Fevereiro Roxo! Um mês para conscientizar, educar e prolongar os cuidados para um calendário inteiro.

Vamos começar falando de números alarmantes: 7,6 MILHÕES de pessoas perdem a vida para o câncer em todo mundo. Mais da metade tem entre 30 e 69 anos.

Também precisamos ressaltar dados esperançosos: estamos falando da doença crônica mais tratável. As possibilidades de cura de um câncer estão diretamente ligadas ao tempo de diagnóstico, ou seja, quanto mais cedo for descoberto, melhores são as chances de tratamento e recuperação do paciente. Isso exige atenção ao estilo de vida, hábitos saudáveis e exames de acompanhamento que detectem sinas de um possível tumor.

Então, vamos entender COMO PREVENIR. Anota tudo para não esquecer.

• Não fume: os avisos na embalagem são reais. Fumar pode causar câncer de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Quem fuma, libera mais de 4000 substâncias cancerígenas no ambiente prejudicando a si mesmo e a outras pessoas.

• Alimente-se bem: invista no consumo de frutas, verduras, legumes e cereais. Conte com a ajuda de um nutricionista para inserir uma alimentação saudável, rica em nutrientes e prazerosa.

• Atenção ao peso corporal: obesidade é um fator de risco quando o assunto é câncer. Pratique exercícios físicos que se encaixem no seu gosto e dia a dia, mantenha um peso saudável.

• Vacine-se: alguns tipos de câncer estão ligados a doenças que possuem vacina, como é o caso do HPV (câncer de colo de útero) e a Hepatite B (câncer de fígado). Confira sua carteira de vacinação e coloque-a em dia.

• Exposição não: você sabia que tomar sol sem proteção pode causar câncer? Isso mesmo, principalmente das 10h às 16h. Utilize protetor solar, bonés ou viseiras e camisetas que projetam sua pele. Exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos também entram na lista.

• Realize um check-up: vale lembrar que os exames não irão impossibilitar o aparecimento de um tumor, e sim diagnosticá-lo quando estiver ali. Como já foi dito, quanto mais cedo for descoberto, melhores são as chances de cura. Realize uma consulta de rotina, os profissionais da saúde são a melhor e mais confiável fonte de informação e prevenção.

Agora que você já sabe como realizar essa prevenção, chegou a hora de sair do papel e colocar em prática. Dê uma pausa na rotina, pare de arrumar desculpas e procrastinar. Inserir essas atividades em seu dia a dia é valorizar a vitalidade.