Novembro Azul: 3 ações de conscientização para colocar em prática

Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata – e precisamos falar sobre isso.

No mundo todo, o décimo primeiro mês do ano é marcado por ações de conscientização da campanha Novembro Azul. Essas campanhas têm como objetivo informar os homens de que a prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável.

Continue a leitura e fique por dentro de ações que você pode fazer em sua empresa!

POR QUE EXISTE ESSA PREOCUPAÇÃO?

Ainda existe um enorme preconceito cercando esse tema. Um estudo realizado pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um Urologista.

Isso só nos mostra a importância de conversar a respeito do câncer de próstata e romper as barreiras do preconceito. Desta forma podemos salvar muitas vidas!

Por isso, separamos 3 ações de conscientização que você pode por em prática no ambiente corporativo!

#1 PALESTRAS NOVEMBRO AZUL

Acreditamos que a melhor forma de gerar conscientização a respeito de algum tema é na conversa. A falta de informação – ou o excesso de informações erradas – é uma das maiores inimigas que enfrentamos atualmente.

Por isso, promover palestras, com profissionais qualificados da área da saúde é uma ótima oportunidade de:

  • Incentivar a visita a médicos em busca de exames de prevenção e também tratamento;
  • Desmentir mitos sobre o câncer de próstata e seus tratamentos;
  • Quebrar os preconceitos que cercam o assunto;
  • Esclarecer dúvidas com especialistas.

#2 CAMPANHAS DE INCENTIVO

É papel de uma boa gestão garantir informação para seus colaboradores. Por isso, é dever da empresa se posicionar a respeito de questões que envolvem a saúde de seus funcionários.

Além de promover palestras a respeito do Novembro Azul, é interessante investir em peças publicitárias simples com informações sobre a doença, sintomas e o que pode ser feito para tentar evitar o câncer de próstata.

E não se preocupe! Isso não precisa significar investimento a mais. As peças podem ser facilmente desenvolvidas pela equipe de RH em parceria com a equipe de marketing.

#3 OFERECER ESPAÇOS SEGUROS DE APOIO

Falar é muito importante. E, um dos objetivos do Novembro Azul é fazer com que os homens se sintam confortáveis para conversar sobre suas experiências. Especialmente para os pacientes de câncer.

Por isso, oferecer espaços para que esses homens se sintam seguros é um ponto crucial – tanto para o tratamento da doença quanto para o apoio emocional, de fato.

Descobrir esse diagnóstico é um baque muito forte, ainda mais levando em consideração as questões sociais envolvidas. Muitos homens ainda sofrem com a pressão de serem o “homem da casa” e o “principal pilar de um lar”. Eles entendem que não podem demonstrar fraquezas.

Precisamos mostrar a esses homens não existe problema em que demonstrar fraquezas – pelo contrário, eles devem fazer isso. Ser forte é enfrentar seus momentos baixos e se deixar ser abraçado nesse processo.

As campanhas de Novembro Azul só vêm crescendo cada vez mais e ganhando mais espaço em nosso consciente coletivo. Junte-se a nós nessa conversa!

Deixe uma resposta