Não é incomum encontrar casos de pessoas presas a situações que prejudicam a saúde mental. Seja no trabalho ou na vida pessoal, as queixas de estafa e esgotamento são cada vez mais comuns. Sobretudo depois da atual pandemia.

Olhando para o universo corporativo, é cada vez mais nítido o quanto a dinâmica nos ambientes de trabalho (presenciais ou virtuais) influenciam os colaboradores, independentemente do nível hierárquico. Doenças relacionadas a saúde mental se tornaram frequentes, e isso tem afetado diretamente a relação profissional x empresa.

É por isso que, cada vez mais, as empresas buscam auxílio para solucionar questões como essas. A campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo é uma excelente oportunidade para abordar o tema e explorar oportunidades de comunicação e aproximação com os colaboradores.

Qual a importância do Setembro Amarelo?

Dados divulgados na página da Campanha de Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo de 2021® demonstram que:

“São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.”
A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que pelo menos nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas com informação, através das campanhas de prevenção.

Compreendendo a necessidade de mudar esse cenário, surgiu a proposta do mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo.
Precisamos falar sobre suicídio também nos ambientes de trabalho, quebrar o tabu, oferecer espaços de diálogo e acolhimento, compartilhar conhecimento e encontrar novos caminhos para reduzir os números alarmantes de suicídios.

Mas como levar essa pauta de forma sensível e comprometida com os valores da empresa?

Cuide da saúde mental dos seus colaboradores

A depressão no trabalho é um assunto de saúde ocupacional e demanda mais medidas preventivas e cuidados, além dos equipamentos de segurança e de estrutura física nas empresas. É necessário construir um ambiente de trabalho que contribua para a qualidade de vida, reduza o estresse e seja preparado para uma abordagem correta dos riscos psicossociais.

Diversas situações no trabalho podem influenciar no quadro do colaborador afetado, as principais são: estresse, cobrança exagerada sobre tarefas ou ainda tarefas que o trabalhador não se sinta confortável em fazer, entre muitos outros, incluindo problemas pessoais que interferem no desempenho do trabalho.
Seus funcionários podem apresentar eventos, sintomas ou desenvolver a doença. E, independente da situação é necessário respeitá-los, e ter ações preventivas sendo realizadas nas dinâmicas da rotina, estabelecer medidas corretivas e cuidar deles para reduzir os impactos na própria saúde.

Para isso, a Social Consultoria conta com diversas ações, desde a prevenção, até o cuidado direto de colaboradores que já enfrentam um quadro depressivo. São elas: Programa de Apoio Psicológico: um benefício estratégico que oferece um canal de acolhimento 24 horas, realizado por Assistentes Sociais e Psicólogos.

Somos uma empresa que pensa no bem-estar do seu colaborador a curto, médio e longo prazo! Além de ações específicas sobre saúde mental, estamos preparados para prestar todo apoio psicossocial necessário.

Fale com um consultor preenchendo o formulário abaixo: