Começa hoje a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Amamentar é um ato de amor, além de contribuir para a criação de laços entre mãe e filho, prover o leite materno durante pelo menos os seis primeiros meses de vida do bebê traz diversos benefícios a saúde.

E as vantagens não são só para o bebê, já que a lactação também protege a mãe na diminuição do sangramento no pós-parto, acelera a perda de peso, reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.

Diante de tantos benefícios, a área de Recursos Humanos não poderia deixar de contribuir para o retorno seguro e tranquilo das recém mamães ao ambiente de trabalho.

O mês de agosto e a amamentação

O mês Agosto Dourado foi instituído como lei de número 13.435, de 12 de abril de 2017. O nome foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por considerar o leite materno como um “alimento de ouro” para a saúde dos bebês.

Durante o mês acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno, entre os dias 1 a 7 de agosto. Nela, são realizadas uma série de eventos para lembrar da importância da amamentação, além de buscar o engajamento de toda sociedade para garantir esse direito às mães.

Como a empresa pode contribuir para o aleitamento materno

A atitude colaborativa da empresa na qual a mãe atua é fundamental nesse período tão importante que é gestar e cuidar de uma nova vida.

Atualmente a licença maternidade prevê 120 dias de afastamento remunerado às mães. Porém, empresas cadastradas no Programa Empresa Cidadã oferecem mais 60 dias de pausa, o que totaliza, nesses casos, 180 dias de licença.

Além disso, a empresa pode oferecer também todo o apoio necessário para que as mães retomem suas atividades de forma produtiva, sem deixar de lado sua rotina de cuidados maternais.

Salas de amamentação com cadeiras confortáveis e geladeiras exclusivas para armazenamento do leite em temperatura adequada são algumas implementações no ambiente corporativo que irão proporcionar uma qualidade de vida maior às colaboradoras nesse período.

A flexibilização do horário de trabalho deve ser considerada levando em conta consultas médicas, e a adaptação do bebê neste primeiro momento de retorno ao trabalho das mamães.

Com as ações alinhadas, o RH proporciona uma fase despreocupada para que a funcionária possa restabelecer suas atividades laborais sem complicações.

A Social Consultoria trabalha como um apoio nesse processo, trazendo orientações às futuras mães durante todas as etapas, desde o pré-natal, a gravidez e a amamentação.

Por meio de palestras, workshops e webinars é possível abordar um rico conteúdo explicativo sobre assuntos fundamentais para as colaboradoras possam ter uma gravidez ligada ás suas funções profissionais da melhor maneira.

Além disso, a Social Consultoria auxilia o Recursos Humanos a promover um espaço seguro, mantendo as mamães ativas após a gestação. Dessa forma, conteúdos para orientação sobre creches, licenças, Programa Empresa Cidadã, entre outros podem ser oferecidas com toda a expertise nesse setor.