Desde a década de 1990, quando a campanha Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, empresas, órgãos públicos e entidades do mundo todo começaram a promover ações diversas com o importante intuito de prevenir o câncer de mama através do estímulo da realização de exames que garantem um diagnóstico precoce da doença.

Dados divulgados pelo Instituto do Câncer de São Paulo, mostram que 40% das mulheres não retornam aos seus empregos antes de dois anos após serem diagnosticadas.

Além disso, há impactos físicos, sociais, psicológicos e familiares nas mulheres que sofrem da doença, que culminam em um grande número de afastamentos, redução de produtividade e até desemprego e o possível falecimento da colaboradora.

Com a pandemia, esse cenário se agravou ainda mais, pois milhares de pessoas deixaram de realizar acompanhamento médico ou exames de rotina importantes para a detecção desse câncer.

Já deu para perceber o quanto o papel do RH é essencial para as ações e campanhas de outubro Rosa?

Até porque, a preocupação com o bem-estar e a saúde dos colaboradores precisa ser um dos pilares de toda empresa que deseja ter sucesso e contribuir com práticas ESG.

Abordar campanhas como o Outubro Rosa nas organizações, as tornam ainda mais:

Humanizadas;
Inclusivas;
Empáticas;
Fortalecem a cultura da empresa;
E melhoram o clima organizacional.

Mas como promover engajamento na campanha de Outubro Rosa?

A Social Consultoria criou dois modelos de ações, para auxiliar as empresas nessa tarefa. São elas:

– Roda de Conversa Outubro Rosa – nesse modelo, partimos de um conto (“O caso do Espelho”) para gerar interação entre as pessoas e uma reflexão sobre a importância da auto imagem e da construção do Eu;

– Webinar “Outubro Rosa em combate ao câncer de mama” – aqui, abordamos os temas principais da campanha, desde a sua importância até as etapas que a mulher passa quando é acometida pela doença e o apoio que ela precisa ter desde o diagnóstico. O objetivo é informar e sensibilizar o colaborador e/ou familiares desse momento tão delicado.

Em ambos, a conversa, a troca entre as pessoas, é valorizada e promovida, com profissionais especializados no assunto, que vão além da informação e realizam um trabalho humanizado com os colaboradores.

Não perca essa oportunidade, vá além neste mês de outubro e promova ações que irão realmente engajar seu time. Fale com um especialista Social e saiba como levar nossos serviços para a sua empresa: