A campanha é em setembro, mas a prevenção do suicídio é tema de todos os meses do ano, principalmente no ambiente comercial. Veja como você, gestor de RH, pode ajudar seu colaborador.

A COVID-19 trouxe à tona um importante alarme em relação a importância dos cuidados com a saúde mental.

Em 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou 18,6 milhões de brasileiros com ansiedade, sendo o país com maior número de pessoas com o transtorno no mundo.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2015 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização a Vida (CVV) com o objetivo de reforçar ações de saúde pública e de conscientização da população, uma vez que o suicídio pode ser evitado.

Como abordar o tema na empresa?

A depressão é um dos principais males incapacitantes nas empresas. No Brasil, tornou-se comum casos de colaboradores afastados em razão da doença, com direito a recebimento de auxílio.

Pautar pelo debate do assunto, encarando o tema de maneira franca e acolhedora, tem trazido bons resultados ao departamento de Recursos Humanos.

Vale ressaltar que a abordagem deve ser feita com uma cultura do cuidado, através de ações que previnam e façam os colaboradores refletir sobre o assunto.

Veja agora 3 ações de cuidado íntimo e coletivo que o RH pode realizar em prol do Setembro Amarelo:

1. Compreender as necessidades individuais

As causas do suicídio são variadas, podendo ser uma depressão na sua forma simples, dependência química e até esquizofrenia. Portanto, é necessário entender que o suicídio é uma realidade a nossa volta.

É fundamental estar atento a possíveis sinais de alerta, como:

Aparecimento ou agravamento de problemas de conduta;
Preocupação com a própria morte;
Falta de esperança ou auto-estima;
Ausência de interação nas redes sociais ou no círculo de amigos.

O suicídio é uma doença “silenciosa”, e pode acontecer sobretudo em situações impactantes e inesperadas.

Manter um canal de diálogo ou um programa contínuo, que apoie o colaborador como o Disk Help da Social Consultoria são ótimas ferramentas para compreender e suprir as necessidades individuais, quando se tem 100, 500, 1000 ou mais colaboradores.

2. Palestras informativas sobre questões emocionais

Palestra com profissionais especializados pode ser uma forma de quebrar o tabu sobre um assunto delicado. Ela também auxilia no controle de situações de conflitos e apoia mudanças culturais.
A Social Consultoria é especialista em auxiliar sua empresa com um repertório de palestras.

3. Apoio psicológico como um benefício ao colaborador

Além de trazer especialistas durante o Setembro Amarelo, é fundamental oferecer um atendimento psicológico permanente.

O Programa de Apoio Psicológico da Social Consultoria é um benefício estratégico para atendimento às questões relacionadas à saúde mental. Ele auxilia os colaboradores na manutenção do equilíbrio e da qualidade de vida. Um apoio especializado, para situações pontuais, e que afetam à saúde mental, física, e a qualidade de vida pessoal e profissional do colaborador.

Se você faz parte do departamento de recursos humanos, leve essas informações para sua organização.

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