A inteligência emocional se traduz na capacidade das pessoas de aprender a lidar com suas próprias emoções e a compreender os sentimentos e comportamentos dos outros.

Sua essência é conciliar o lado emocional e o racional do cérebro, neutralizando as emoções negativas que desencadeiam o comportamento destrutivo e, assim, fortalecer as emoções positivas para obter os resultados desejados.

Portanto, compreender os pilares da Inteligência Emocional e aplicá-los no dia a dia permitirá a construção de relacionamentos saudáveis e tomada de decisões conscientes, evitando que o indivíduo se arrependa de suas ações impulsivas.

Confira as emoções que são comumente encontradas no ambiente de trabalho e como lidar com cada uma delas.

Alegria
O exagero na felicidade faz o colaborador perder a noção das coisas. Com isso, pode haver falta de profissionalismo e foco, causado por essa euforia extrema, onde ele acredita que não precisa seguir nenhum tipo de regra.

Para reaver o controle dessa situação, é importante determinar objetivos de trabalho, deixando bem claro as responsabilidades de cada um.

Medo
Quando os integrantes da equipe sentem receio de demonstrar vulnerabilidade, isso provoca uma perda de confiança, seja por medo de errar, de ser bem-sucedido, conseguir mudar ou assumir responsabilidades.

O melhor caminho é edificar uma base de confiança sólida. Para isso, a comunicação transparente e não violenta é a peça-chave para minimizar as inseguranças.

Tristeza
A depressão, ansiedade, alta carga de trabalho, problemas pessoais, insatisfação com o cargo, salário e o clima organizacional podem atingir diretamente a produtividade e a qualidade de vida de um colaborador.

É preciso investir em comunicação, dar avaliações objetivas e construtivas, definir cargos e responsabilidades e oferecer benefícios estratégicos para que eles possam cuidar da saúde mental.

Raiva
A raiva no ambiente de trabalho pode resultar em frustração, conflitos interpessoais com colegas e tratamento injusto. Ela pode levar a um comportamento irracional, como reações explosivas, ameaças ou demissões.

O RH deve estar sempre atento aos efeitos que determinada situação ou ação pode gerar no colaborador, estando sempre em sintonia e próximo a ele.

Desgosto
O desgosto costuma ser resultante de um ambiente de trabalho repetitivo, com baixa estimulação, poucos desafios, pouco reconhecimento e alto nível de competitividade.

Além da valorização dos acertos e paciência com os erros, o processo de educação e conscientização é a chave para mudar o comportamento dos colaboradores.

Por que falar de inteligência emocional no ambiente de trabalho?

Pensar na aplicação da inteligência emocional nas empresas parece contraditório, pois na maioria das vezes, as pessoas precisam ser racionais para desempenharem o trabalho exigido.

Mas, a Inteligência Emocional pode se tornar uma grande aliada para o dia a dia da sua organização, e trazer muitos benefícios. Isso porque, quando o colaborador tem conhecimento e controle sobre suas emoções, ele terá maior facilidade em avaliar as situações da sua rotina e lidar com elas da melhor forma possível.

Afinal, imprevistos e mudanças repentinas são muito comuns no mundo corporativo, e devem ser resolvidos com paciência para evitar novos e maiores problemas.

Os 5 Pilares da Inteligência Emocional

Compreenda os pilares essenciais da Inteligência Emocional a serem trabalhados com seus colaboradores. Este é o primeiro passo para potencializar os resultados de grandes empresas em 2022.

1. Autoconhecimento
Estar ciente de seus próprios pontos fortes e fracos, impulsos e humores, impacta positivamente em seu comportamento. Quem exerce o autoconhecimento, sabe canalizar a raiva para transformá-la em algo construtivo.

2. Autorregulação
Entender e controlar as emoções, o colocará na direção certa em todas as situações e fará toda a diferença entre equilíbrio e disfunção. Em uma situação sob pressão, é importante manter a calma e encontrar uma distração para controlar a ansiedade.

3. Automotivação
É fundamental processar as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal. Por isso, contar com a flexibilidade para encontrar meios criativos de chegar às metas e demonstrar comprometimento em suas ações, é um fator decisivo.

4. Empatia
A capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, reconhecer as emoções e compreender o seu comportamento, é essencial para partilharmos as nossas experiências emocionais com diversos indivíduos, nos tornando mais sensíveis e abertos.

5. Interpessoalidade
É importante construir relações mais colaborativas e racionais, menos competitivas e conflituosas, mas acima de tudo, aplicar na prática a confiança, a harmonia e o respeito na gestão dessas relações.

Conclusão
Contar com uma consultoria especializada em Serviço Social pode ser fundamental para aplicar estes fundamentos na sua empresa.

O Programa de Apoio Psicológico é uma tendência nas grandes empresas por ser um benefício estratégico para solucionar problemas relacionados à saúde mental e auxiliar os colaboradores a manterem o equilíbrio e a qualidade de vida.

A Social Consultoria trata de situações específicas que afetam a saúde física, mental e a qualidade de vida dos colaboradores, que influenciam direta ou indiretamente o ambiente da organização.

Para saber mais e começar a promover ações que visem a inteligência emocional no ambiente de trabalho, propomos soluções que o ajudarão a melhorar com sucesso este problema. Fale com nossos especialistas.