O mês de outubro é marcado por um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa tem o objetivo de sensibilizar a sociedade, principalmente o público feminino, sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado dessa doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a neoplasia, conhecida popularmente como câncer de mama, é o tumor mais comum entre as mulheres, e é caracterizada pela multiplicação desordenada de células anormais na região da mama, formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama, e alguns se desenvolvem rápido, enquanto outros crescem lentamente. Na maioria dos casos, quando diagnosticado e tratado em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico, com chances de cura de 95%.

Vale destacar a missão importante do RH em conscientizar e incentivar as colaboradoras a realizarem exames de rotina e se atentarem aos possíveis sinais, como:

  • Saída de secreção desconhecida da mama;
  • Mudanças no formato do mamilo ou mama;
  • Pequenas feridas na pele na mama;
  • Coceira e vermelhidão na mama;
  • Mama mais dura e grossa;
  • Nódulos na axila.

Em qualquer um desses sintomas, é recomendado a ida ao médico para uma avaliação profissional e realização de exames de imagem que poderão detectar com maior precisão a doença.

Tumor além do gênero

Contudo, se engana quem pensa que somente as mulheres são afetadas por este tipo de câncer. Os homens, apesar de não terem as mamas desenvolvidas, possuem tecido mamário, mesmo que plano e pequeno, e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena, e podem desenvolver a doença, sim.

Inclusive, esta doença atinge 1 homem a cada 100 mulheres. E segundo um dado de 2020, o Brasil registrou 207 óbitos de homens por câncer de mama. Por ser um diagnóstico raro, o câncer é detectado na maior parte das vezes em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e aumenta a chance de metástase, que é quando as células cancerosas se espalham pelo corpo e formam novos tumores.

Normalmente, não existe um rastreamento de câncer de mama entre os homens. Nos exames de rotina, se o paciente não se queixa de dor na mama, não é solicitada a mamografia, sendo assim, a prevenção e a conscientização são fatores fundamentais.

O câncer de mama aparece em homens mais velhos, acima de 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres) e câncer de ovário. Além disso, outros fatores podem desencadear o câncer, como:

  • Mutações genéticas hereditárias: homens com alterações no gene BRCA2 têm um risco aumentado para câncer de mama;
  • Síndrome de Klinefelter: é uma condição congênita que afeta 0,1% dos homens, onde os testículos são menores que o normal;
  • Alcoolismo: alto consumo de bebidas alcoólicas;
  • Doenças hepáticas: homens com doenças no fígado, como cirrose, têm níveis relativamente baixos de andrógenos e níveis mais altos de estrogênio, podendo desenvolver ginecomastia, o que aumenta o risco para o câncer;
  • Tratamento com estrogênio: medicamentos com estrogênio usados na terapia hormonal do câncer de próstata podem aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama;
  • Obesidade: as células de gordura convertem os hormônios masculinos (andrógenos) em hormônios femininos (estrogênios), tendo assim alto nível de hormônios femininos.

O câncer não faz distinção

Agora que sabemos que o câncer de mama pode afetar qualquer pessoa, independente do gênero, é necessário potencializar a informação e o autocuidado preventivo.

Mas sabemos que informar diversos colaboradores, ao redor de todo o Brasil, é um trabalho árduo e que necessita de estratégia para alcançar a todos.

Para isso, o RH pode contar com a Social Consultoria, uma especialista em serviço social humanizado e inclusivo, que desenvolve ações e soluções de acordo com a cultura e necessidade de cada empresa. Há mais de 25 anos no setor, possui uma equipe multidisciplinar empenhada em assessorar empresas e auxiliar no zelo para com os colaboradores.

A Social Consultoria dispõe de Palestras e Webinars estratégicos para auxiliar o RH a conscientizar os colaboradores sobre a importância do cuidado com a saúde.