Especialista explica a relação e dá dicas para amenizar os impactos nesse período

Você com certeza já ouviu falar na expressão “nervos à flor da pele”, pois bem, ele indica uma relação entre o emocional e o físico. O corpo humano atua com sistemas de forma conjunta, influenciando uns aos outros a todo momento.

Quando estamos emocionalmente bem, nosso corpo responde melhor aos estímulos e funciona de maneira equilibrada. Entretanto, quando submetido ao stress, cansaço, forte carga emocional, esse equilíbrio se perde e inicia-se uma produção descontrolada de hormônios que afeta diretamente a imunidade. O médico Nutrólogo e Epidemiologista, Danilo Klein, explica a associação entre o corpo e a mente.

Saúde Mental em pauta

Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), a “saúde mental é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Mais do que a ausência de transtornos mentais ou deficiências, é a partir dela, que poderemos ter condições de realizar nossas próprias habilidades de lidar com as tensões da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuirmos para o coletivo, lidando com o individual.

“Ter saúde mental é amplo e inclui diversos fatores como estar bem consigo mesmo, a prática de atividades físicas regular, alimentação balanceada, um trabalho saudável, tudo isso anda junto para a melhora do psicológico e consequentemente do imunológico também”, comenta o especialista.

A importância de hábitos saudáveis

Com a imunidade baixa, o corpo fica mais suscetível a ser afetado por vírus, bactérias e outros micróbios causadores de doenças infecciosas, como a COVID-19. Por isso, manter o sistema imunológico em dia, com vacinas e hábitos saudáveis, é tão importante!

“Faz muito sentido pensarmos em qualidade de vida e imunidade, tendo em vista que esse estado de felicidade completo, exige acompanhamento contínuo de consultas, exames, terapia e cuidados com a saúde. A imunidade é algo celular e sanguíneo, porém o comando cerebral envolvido nela faz com que todo restante gire em conjunto”, explica o Doutor Danilo.

Em tempos de pandemia, a queda da imunidade requer muita atenção. Mesmo em casa, uma rotina de hábitos saudáveis se faz necessária, além de acompanhamento psicológico regular.

Confira as dicas do nosso especialista para manter esse equilíbrio:

– Inclua alimentos saudáveis nas refeições

– Pratique exercícios físicos em casa ou ambientes ao ar livre, seguindo as medidas de segurança;

– Reforce os laços com seu núcleo famíliar através de atividades em casa;

– Mantenha o contato com amigos e parentes, utilize as plataformas online;

– Pratique hobbys: cozinhar, jardinagem, atividades artísticas, entre outros;

– Procure um psicólogo para acompanhamento contínuo.

Quer saber mais sobre como cuidar da sua saúde e imunidade durante a quarentena e receber dicas exclusivas?

Acompanhe o Blog Social Consultoria e nos siga nas redes sociais.