Segundo o artigo da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (http://pepsic.bvsalud.org/), 75% das pessoas expostas a uma situação traumática precisam ser muito bem avaliadas quanto à possibilidade de possíveis distúrbios psíquicos, tais como: depressão, ansiedade, fobia, abuso de drogas e álcool, podendo afetar de forma direta ou indireta a qualidade de vida, produtividade e/ou ambiente organizacional.

Assim é preciso ser estratégico para agir de forma assertiva e em situações inesperadas que podem acometer empresas de qualquer porte, ocasionando uma Crise.

A crise, nada mais é, que um incidente que, muitas vezes, não pode ser previsto, onde as empresas precisam empregar um conjunto de ações que amparem seus colaboradores e preserve a imagem da empresa, além de, claro, reduzir prejuízos financeiros e demonstrar respeito à população, colaboradores e outros stakeholders.

Sua empresa está preparada para enfrentar dificuldades internas ou externas, como: casos como óbito; violência urbana; física; sexual e/ou doméstica; catástrofes naturais (enchentes / desabamentos, entre outros); casos de Endemia e/ou Pandemia; acidentes de trabalho, acidente aéreo, e/ou pessoal; dependência química, entre outros que podem impactar na organização, gerando absenteísmo, queda de produtividade e conflitos que refletem no clima organizacional?

Estratégias para que seu time atue frente a tais adversidades ou outras que possam surgir:
Elaborar um plano de Emergência, envolvendo áreas estratégicas como Recursos Humanos, Departamento de Medicina Ocupacional, Segurança do Trabalho e Patrimonial e os Gestores;
Estabelecer um fluxo para contenção da Crise, atendimento aos envolvidos, bem como diretrizes para comunicação de mídia.
Ficar sempre alerta aos sinais que possam desencadear situações de crise, agindo preventivamente com ações de solução e/ou minimização dos riscos detectados;
Diante de uma crise, seja transparente, acessível e objetivo. Faça com que todos os colaboradores sintam que a empresa está tomando as melhores medidas para contornar a crise. Isso promove o engajamento de todos no sentido de resolver a crise instalada e tranquiliza as pessoas;
Tenha sempre mapeado parceiros com expertise, estratégias e serviços para apoiar no gerenciamento e atendimento da situação de crise, para se assegurar que as melhores práticas de contensão e minimização estão sendo realizadas.
Comunique de forma clara a todos os colaboradores se houver alguma alteração de meta ou de outra natureza na empresa diante de tal crise;

A rede de profissionais da Social Consultoria atua na intervenção prática de emergências em situações de crise, contando com uma equipe de Especialistas Assistentes Sociais e/ou Psicólogos com expertise para lidar com situações de alta complexidade no apoio às Empresas que passam por situações adversas e que impactam no ambiente, clima organizacional e de imagem.

O plano de ação é alinhado com os objetivos do cliente, e baseado em nossa experiência na busca de alternativas e/ou soluções para as necessidades geradas pela crise, fornecendo à empresa informações atualizadas para tomada de decisão, evitando e/ou reduzindo o prejuízo financeiro e/ou de imagem corporativa.

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