Diversos acontecimentos impedem os colaboradores atingirem a produtividade máxima e geram um ciclo vicioso de demandas e frustração no ambiente de trabalho. É importante que as empresas procurem olhar com cuidado e atenção para a saúde mental de seus funcionários. O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10/10 nos lembra, ano após ano, que precisamos cuidar da saúde mental. Encontrar oportunidades para adotar cuidados efetivas com os colaboradores, fazem parte de uma Gestão de Recursos Humanos com impactos positivos e duradouros para a empresa.

Por que a saúde mental no ambiente corporativo é importante?

A verdade é que dedicamos a maior parte do nosso tempo ao trabalho. Se uma pessoa trabalha 8 horas por dia, não é possível exercer suas funções lidando com transtornos mentais no local de trabalho. Mesmo assim, lidar com frustrações no ambiente de trabalho é comum e ainda acontece o tempo todo. Seja devido a falhas do dia-a-dia, relacionamentos complicados ou pressões de produtividade. Porém, todas essas aflições podem ser amenizadas em um ambiente que ofereça as condições necessárias para uma boa saúde mental, afinal o trabalho em si é ótimo para a mente. Os locais de trabalho que promovem a saúde mental e apoiam as pessoas com transtornos mentais têm maior probabilidade de reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e se beneficiar dos ganhos econômicos relacionados.

O impacto da Saúde Mental na qualidade do trabalho

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os principais motivos de afastamento do trabalho no Brasil são: ● Depressão – 59%; ● Transtorno de Ansiedade – 63%; ● Estresse – 37%; ● Burnout – 44%. A saúde mental tem grande impacto nos custos das empresas, pois funcionários deprimidos tendem a apresentar maior absenteísmo, maior sobrecarga de planos de saúde e pior relacionamento interpessoal, reduzindo a produtividade. O alto índice de absenteísmo traz enormes custos para a organização, seja na mudança de atividades, no cuidado dos funcionários (como remédios e exames), ou quando essas pessoas voltam ao trabalho.

Como aplicar um programa de Saúde Mental na empresa?

Para saber mais e começar a promover ações voltadas à saúde mental no trabalho, oferecemos soluções para ajudar a melhorar de forma efetiva essa questão. Veja!

Identifique o problema e mantenha a porta aberta

É importante saber manter esse equilíbrio, ser um modelo de autocuidado e eliminar qualquer estigma que torne seus colaboradores relutantes em falar abertamente com você sobre estresse, frustração, expectativas e ansiedade.

Promova palestras informativas

As palestras com profissionais podem ser uma forma de quebrar tabus sobre temas delicados. Ela também ajuda a gerenciar situações de conflito e apoia a mudança cultural. A Social Consultoria disponibiliza um menu de palestras, realizadas em ambiente digital por uma equipe de especialistas em Saúde Mental no Ambiente Corporativo.

Ofereça psicoterapia como benefício

Dê aos funcionários a oportunidade de receber aconselhamento psicológico, o que é favorável à saúde mental e ao trabalho. Desta forma, as pessoas poderão receber tratamento por profissionais bem treinados e lidar melhor com os problemas emocionais existentes. O Programa de Apoio Psicológico é um benefício estratégico oferecido pela Social Consultoria. É indicado para grandes empresas na solução de problemas de saúde mental, ajudando os funcionários a manterem o equilíbrio e a qualidade de vida. Trata-se de um apoio especializado, para situações pontuais, e que afetam a saúde mental, física e a qualidade de vida profissional do colaborador. Seu objetivo é auxiliar os colaboradores a buscarem suporte na solução de problemas de saúde mental que afetam direta ou indiretamente o ambiente organizacional.