Vamos falar sobre a saúde física e emocional dos colaboradores para aumentar a produtividade e resultado da empresa

Não são somente os fatores genéticos que conduzem a um envelhecimento saudável. Pesquisas comprovam que hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventiva são caminhos importantes para quem deseja chegar à terceira idade com qualidade de vida.

Contudo, o sexo masculino costuma dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas. E o caso se torna ainda mais grave quando falamos sobre a saúde emocional.

Pensando nisso, o Ministério da Saúde implementou o Dia Internacional do Homem, para verbalizar e conscientizar os homens a respeito da importância do autocuidado físico e psicológico.

Entendendo o problema e abraçando a causa

Sabemos que o RH desempenha um papel importante e significativo para o bem-estar dos colaboradores. E, para prevenir a saúde dos colaboradores homens, é importante a implementação de ações que abordam temas importantes, como:

  • Consulta Periódica:

Ir regularmente ao médico pode ser vital para prevenir doenças comuns e detectar aquelas que não apresentam sintomas, ou que são assintomáticas que só são percebidas, em muitos casos, quando se está em uma fase avançada, como o câncer de próstata. O ideal é que o homem consulte diferentes especialistas para avaliações mais específicas e certeiras.

  • Exames Preventivos

A realização regular de exames pode auxiliar na identificação precoce de doenças, e isso pode aumentar as chances de ser realizado um tratamento eficaz e que o ajude a alcançar a cura. Inclusive, homens a partir dos 30 anos devem manter uma rotina de exames para monitorar o colesterol, infecções sexualmente transmissíveis, níveis de testosterona, entre outros.

  • Papel Social

Por muito tempo o papel do homem na sociedade era prover, trabalhando intensivamente para proporcionar sustento, e proteger a família, com sua força e masculinidade. Contudo, com a inserção das mulheres no mercado corporativo, a ideia de o homem prover e a mulher ficar cuidado do lar, sofreu alterações.

Com o tempo, os homens tiveram que conciliar vários papéis ao mesmo tempo, como pai, marido, executivo e “dono de casa”. Essa mudança tem causado uma fragilidade emocional reprimida entre os homens, sendo importante a abordagem do tema para a reflexão e “virada de chave”. 

  • Cultura Masculina

 “Homem não chora”, dito popular que permanece na cultura masculina que incentiva a não realização de exames, e pior, a não buscar por ajuda psicológica. Contudo, quadros de depressão, ansiedade, transtorno do pânico, distúrbio do sono e desejo de suicídio no público masculino ultrapassam casos de doenças crônicas.

  • Domínio Emocional

Durante a pandemia, todos precisaram lidar com inseguranças, incertezas e o medo. O isolamento aflorou sentimentos e problemas que as pessoas não estavam acostumadas a terem que lidar.

É necessário transmitir que a adesão da inteligência emocional contribui para a separação de emoções negativas das positivas, e isso permite com que a pessoa não se deixe afligir pela ansiedade, estresse ou nervosismo.

E dentro desses assuntos, é importante que o RH esclareça e incentive alguns hábitos saudáveis e recomendados para garantir longevidade, bem-estar e saúde aos seus colaboradores, tais como: prática de atividades físicas, alimentação saudável, sono de qualidade, lazer e entretenimento.

  • Acompanhamento

É importante transmitir que ter acompanhamento especializado não é sinônimo de fraqueza. Procurar ajuda psicológica, por exemplo, irá contribuir para que o colaborador entenda suas dores e sentimentos, e aprenda a lidar com isso.

Ações de endomarketing para o Dia do Homem:

E uma boa forma de conscientizar seus colaboradores é construir uma cultura de cuidado e bem-estar na empresa, estimulando a busca por acompanhamento médico para a saúde física e emocional.

A Social Consultoria está empenhada em oferecer soluções na atuação preventiva e educativa, que impactam na produtividade das organizações e na qualidade de vida dos colaboradores. Nossos programas podem auxiliar você, representante do RH, a abordar esses temas com os seus colaboradores. Conheça:

  • Palestras e Workshops

Ações estratégicas com o propósito de abordar temas relacionados às questões biopsicossociais que impactam direta ou indiretamente no ambiente de trabalho, e que envolvem o bem-estar, qualidade de vida, saúde mental, equilíbrio financeiro, entre outros, visando a sensibilização ao tema apresentado;

  • PAP (Programa de Apoio Psicológico)

Programa que visa atender demandas relacionadas às questões de saúde mental, que afetam colaboradores e dependentes legais. O colaborador recebe a assistência necessária em caso de problemas psicológicos.

  • Programa de Apoio ao Colaborador

É um benefício corporativo de atendimento. Um apoio, realizado por uma equipe multidisciplinar, que ajuda ele a lidar de forma construtiva com os problemas que impactam sua vida e consequentemente seu desempenho no trabalho.

Conte com a Social Consultoria para construir um ambiente saudável para os seus colaboradores. Conscientizar e cuidar é a chave do avanço de qualquer empresa.