A Lei nº 12.073 / 2009 prevê o Dia da Inclusão Social, que fixa o dia 10 de dezembro como a data para a promoção e a conscientização sobre a importância e a aplicabilidade dos direitos humanos em toda a sociedade.

A criação de um dia dedicado à inclusão é muito importante para aumentar a sensibilidade das pessoas a este tema, de forma a garantir que todos os indivíduos recebam o que merecem. Portanto, abraçar a inclusão tornou-se um ideal importante para muitas organizações. No entanto, deve-se ter cuidado para garantir que essa inclusão corporativa seja um conceito que passa do papel à prática.

Promover a inclusão social no meio empresarial é garantir que a instituição seja um espaço aberto e acessível para bons profissionais, independentemente de classe social, religião, condição física, gênero, orientação sexual e origem étnica. As pessoas precisam se sentir bem-vindas e realmente fazer parte da organização, sem diferenças sociais.

Vantagens de investir na inclusão social nas empresas

Embora os resultados positivos da inclusão social se consolidam ao longo do tempo, algumas melhorias são percebidas a cada dia, sinais de que a empresa está no caminho certo.

Atrair e reter talentos

Conforme a empresa expande seu processo de recrutamento e seleção, pode permitir que mais pessoas se inscrevam e demonstrem seu potencial. Isso aumenta as chances da empresa encontrar os candidatos ideais para o cargo, pois os profissionais serão selecionados com base em suas qualificações e não em seus atributos pessoais.

Além disso, muitos desses profissionais já sentiram a dificuldade de entrar no mercado de trabalho, por isso buscam se capacitar totalmente e estar totalmente preparados para se diferenciar dos concorrentes. Ter funcionários de alto nível também aumenta o potencial competitivo da empresa.

Representatividade entre os clientes

De um modo geral, a representatividade é muito importante no mercado, principalmente em uma época cheia de informações.

Cidadãos que antes não se consideravam representados por determinada marca, agora reconhecem esse sentimento de pertencimento, pois muitas empresas percebem a necessidade de inclusão social em suas equipes e portfólios de produtos e serviços.

Não há dúvida de que tais ações ampliam o alcance de novos públicos, novos nichos e níveis de atuação, pois fazem da empresa uma referência pela inclusão, diversidade e respeito ao próximo, independentemente de quem seja o próximo.

Imagem da empresa

Mesmo as pessoas que não pertencem a um grupo minoritário precisam de inclusão e atenção. Percebendo que esses princípios fazem parte da missão da empresa, acreditam que as marcas são mais inclusivas e estão mais atentas às necessidades da sociedade e do público.

Isso melhora a imagem da empresa perante clientes e acionistas, pois a diversificação amplia as oportunidades de crescer, expandir e transformar o seu negócio em algo mais alinhado com a realidade da população.

Equipes diversas e mais criativas

Quando falamos em inclusão social no mundo corporativo, normalmente pensamos apenas em grupos minoritários. Mas não adianta, por exemplo, contratar pessoas com deficiência apenas para cumprir a lei, ou vários outros exemplos que nos prendem a estereótipos ou preconceitos, como racismo encoberto e homofobia.

Uma empresa que realmente se preocupa com a inclusão dá aos funcionários o direito de falar, prestígio e importância, só essa equipe pode se tornar rica, diversificada, inclusiva e criativa.

Quando pessoas que abrangem todos os gêneros, raças, culturas e deficiências são iguais em uma equipe de colaboradores, o time começa a se transformar ativamente, atrair públicos, ser mais criativos – e, além dos dados de mercado, também ajudam a construir um mundo melhor e mais inovador.

O papel do RH para promover a inclusão social nas empresas

Para a maioria das empresas, promover a inclusão social dos funcionários continua sendo um desafio. Isso é causado por uma variedade de fatores, entre os quais predomina a quebra de paradigma e a consciência de líderes e gestores.

Por um lado, se a área de gestão da empresa tem trabalhado muito na adesão ao movimento de diversidade e inclusão, promover este conceito no canal de recrutamento e divulgá-lo em toda a empresa é importante. Por outro lado, a participação do RH é fundamental, para que esse movimento não seja apenas uma meta do negócio, mas também a real procura da organização.

Sem dúvida, a melhor forma é conscientizar toda a empresa sobre a importância de atrair talentos de todos os gêneros e raças, inclusive abrindo oportunidades para pessoas com deficiência e incentivando as protagonistas femininas na empresa.

O trabalho desenvolvido pela Social Consultoria pode ser integrado e comprometido com a inclusão social em sua empresa, com programas e atendimento inclusivo.