Muito se fala sobre essa sigla, mas poucos sabem como é possível implementar o aspecto “Social” desse conceito… vamos aprender?

Todo profissional do mundo corporativo já ouviu falar no conceito ESG, sigla que ganhou os holofotes das grandes empresas em 2021 e, aos poucos, se estendeu para negócios de todos os portes.

Do inglês Environmental, Social and Governance, o ESG pode ser traduzido ao nosso idioma como: ambiental, social e governança, que consiste em um conjunto de ações que contribuem para a implementação de boas práticas nas empresas nesses três campos.

As empresas já perceberam que adotar medidas que buscam a sustentabilidade e geração de valor compartilhado se tornou algo obrigatório – os consumidores de hoje em dia cobram das empresas uma postura ética e, muitas vezes, abandonam marcas que se mostram resistentes a isso.

Já deu para perceber o quão urgente e fundamental é o debate sobre essa sigla no mundo corporativo não é mesmo?

Para profissionais de RH, Gestores de Qualidade e Líderes de Equipe, a letra “S” dessa sigla, é a de maior relevância em nossa rotina de trabalho. Incentivar e promover projetos e programas voltados para essa área é uma de nossas premissas básicas. Porém, como o conceito desse pilar no ambiente organizacional é bastante diversificado – podendo abranger desde boas práticas trabalhistas até ações assistencialistas de contribuição a comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade social ­– é importante saber atuar de forma estratégica junto de nossos colaboradores, para que assim, possamos, de fato, gerar um impacto positivo na nossa empresa e na sociedade.

Uma das formas de criar ações e políticas com esse “S” bem maiúsculo em nossas empresas, é nos voltar a projetos que privilegiem:

– Igualdade de Gênero Diversidade;

– Direitos Humanos;

– Voluntariado;

– Manutenção e prevenção da Saúde Física e Mental;

– Melhorias no ambiente de trabalho;

– Apoio aos colaboradores;

– Apoio à comunidade em vulnerabilidade ao entorno da empresa;

– Apoio na resolução de conflitos.

Na Social Consultora temos programas personalizados e podemos apoiar as empresas através de ações, projetos para qualidade de vida, prevenção da saúde física e mental, questões de diversidade e inclusão.

Os serviços da Social possuem diferenciais:

– São pautados nos princípios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ou seja, garantem sigilo absoluto das informações tratadas;

– Atendimento inclusivo, com recursos tecnológicos plataforma de acesso alinhada com as diretrizes da cartilha W3C e Equipe Multidisciplinar com comunicação em libras;

– Time com Especialistas da área Social, Jurídica, Psicológica e Financeira para apoiar colaboradores e dependentes legais, com intervenção especializada, humanizada e tecnológica para resolução ou minimização da situação apresentada como: conflitos familiares; questões relacionadas à diversidade; manutenção e prevenção à saúde mental; sensibilização, orientação e dicas para melhoria de qualidade de vida e bem-estar; favorece o acesso as informações sobre políticas públicas, recursos e direitos do cidadão; situações de óbito; acidentes de trabalho; violência urbana; feminicídio etc.

Para que o seu projeto de implementação de ESG seja bem-sucedido, além de todos os pontos listados acima, você deve incorporar em sua empresa controles focados em sustentabilidade, indicadores chave de desempenho (os famosos KPIs) e relatórios que permitam estar sempre atento às demandas e riscos emergentes de todos os stakeholders (incluindo, claro, os funcionários – que são nosso foco).

Tenha sempre uma visão de longo prazo e se antecipe, isso faz com que a empresa esteja preparada em momentos de crise e consiga soluções mais sustentáveis.

Boa sorte a todos nessa jornada pela busca da igualdade e da ética nos negócios. Esse, é o futuro de toda empresa que deseja permanecer no ecossistema dos negócios. Ficou com alguma dúvida? Estamos à disposição para ajudar!

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