Há mais de um ano, o mundo encontra-se em meio a uma pandemia.

Durante este período, muitas coisas mudaram em nossas vidas profissionais e pessoais, não é mesmo? Falar sobre o luto, vivenciado por tantas pessoas, se tornou inevitável.

Porém, a morte ainda é um assunto tabu, tema difícil e muito delicado que ninguém se sente confortável. Em um velório, por exemplo, ninguém sabe muito bem o que dizer a alguém que tenha acabado de perder um ente querido, por mais que a relação seja de proximidade, consideração e afeto.

No contexto do trabalho, é ainda mais complicado, porque falta uma política interna estruturada para acolher e prestar apoio nestas situações de perda.

Estes eventos geraram altos índices de depressão e ansiedade nas pessoas, afetando diretamente o ambiente corporativo, a produtividade e o desempenho deste profissional no trabalho.

Mas, como apoiar o funcionário que está de luto?

Antes de mais nada, é fundamental entender todos os aspectos que envolvem esse estado. “O luto é um processo psíquico, emocional e sentimental causado pela ausência e o vazio da perda de algo significativo. Esse sentimento não está exclusivamente ligado à morte de um amigo ou ente querido. Rupturas como: divórcio, aposentadoria ou mesmo a menopausa, por exemplo, também podem gerar processos de luto profundo. ”, explica o Psicoterapeuta Luiz Antônio Manzochi, Doutor em Psicologia Clínica- PUC-SP e Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Situações de Luto.

Diante desse cenário, com diversos gatilhos que podem desencadear o “sentimento de luto”, muitas empresas passaram a se preocupar com a saúde mental dos seus colaboradores.

Os gestores de recursos humanos estão mais atentos em melhorar a qualidade de vida do colaborador, refletindo em ganhos efetivos para a empresa.

Quais ações implementar?

Confira algumas ações que as organizações, que trabalham com a Social Consultoria, estão implementando para apoiar os profissionais que estão de luto.

1. Palestras, Workshop e Treinamentos

A contratação das Palestras, Lives e Workshop da Social Consultoria foram solicitadas pelos clientes à fim de reforçar o papel da liderança, ajudar os gestores no acolhimento dos colaboradores enlutados e também àqueles com outras questões emocionais desencadeadas.

2. Mapeamento Estratégico

Algumas companhias fizeram um Mapeamento Estratégico com a Social Consultoria, resultando na criação de novas políticas de benefícios, que vão além do que está estabelecido na CLT (três dias de licença na morte de um familiar) e cederam mais dias de afastamento, distribuíram auxílio-funeral e enviam coroas de flores, como uma homenagem à memória do parente.

3. Programa de Apoio ao Colaborador

Contar com o Programa de Apoio ao Colaborador, um benefício da Social Consultoria, que cuida do colaborador foi imprescindível. Ele oferece atendimento particular aos colaboradores e seus familiares, podendo ser telefônico ou presencial, através de uma equipe que atua em 8 grandes frentes: família, saúde, finanças, jurídico, profissional, falecimento, bem-estar e suporte psicossocial. O objetivo é que esse benefício ajude o colaborador a lidar de forma construtiva com os problemas.

Quando o funcionário tem algum problema, pode acionar o programa de forma gratuita, 24 horas por dia e sete dias por semana. O atendimento é feito por uma equipe de assistentes sociais e especialistas em diversas áreas.

O que a empresa ganha com este apoio?

Estamos passando por um momento difícil, mas com uma política interna de apoio ao funcionário, aliada à assessoria da Social Consultoria, os colaboradores terão muito mais qualidade de vida e, consequentemente, trabalharão mais felizes e motivados.

A ideia é criar um espaço seguro para a comunicação, onde todas as informações são transformadas em relatórios para a tomada de ações e melhorias.
Um profissional assistido é muito mais produtivo e gera mais resultados para a empresa.