Foi-se o tempo em que benefícios como plano de saúde ou vale-refeição eram suficientes para uma empresa ser atrativa. Não que tais benefícios não sejam importantes e apreciados nos dias de hoje, porém, sabemos que é preciso ir muito além para termos uma equipe produtiva em seu ambiente laboral. 

Assim, trazer bem-estar e cuidar da saúde mental dos colaboradores é uma realidade e um desafio diário das empresas e seus departamentos de recursos humanos. Pelo menos, deveria ser…

Alguns números nos ajudam a entender a importância do tema saúde mental nas empresas. Sabe-se, por exemplo, que o adoecimento mental afeta cerca de 1 bilhão de pessoas, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), e que 30% dos brasileiros já passaram por um Burnout. Em contrapartida, apenas 18% das instituições mantêm um programa que visa cuidar do estado emocional dos colaboradores ­– o que demonstra a urgência em mudarmos esse mindset nas empresas. Nos últimos 5 anos houveram alguns avanços ­– grande parte pela urgência que a pandemia exigiu para que se fizessem melhorias nessa área. No entanto, ainda há muito o que se fazer pelo bem-estar mental dos trabalhadores.  Então, quais os caminhos que temos para prevenir e lidar com problemas relacionados ao emocional e à mente de nossos colaboradores?

Entendendo o problema

Antes de começarmos a pensar nas ações que podemos implementar, devemos mapear as razões que provocam desiquilíbrio psicológico – que são bastante variadas. Elas englobam desde problemas de saúde até traumas, perda de um familiar ou uma crise financeira. No trabalho, por exemplo, o sentimento de obrigação em cumprir metas e a necessidade de demonstrar produtividade são grandes geradores de estresse, fator que está no topo da lista de um levantamento feito pela consultoria Willis Towers Watson (WTW), que mostra o que mais impacta a força de trabalho de pessoas. Em segundo lugar está a depressão, em terceiro a ansiedade e, por fim, o sedentarismo. Além disso, a OMS apontou os problemas de saúde mental no trabalho como os maiores responsáveis pela queda na produtividade dos profissionais.

Ações efetivas de apoio

Fazer com que uma pessoa exponha sua vulnerabilidade no ambiente de trabalho não é fácil. Portanto, o colaborador deve sentir que a empresa em que ele trabalha é aberta ou tem canais em que ele pode se apoiar sem medo ou julgamentos.

A Social Consultoria possui um Programa de Apoio Psicológico que visa atender demandas relacionadas às questões de saúde mental que afetam colaboradores e seus dependentes legais, e que podem comprometer o bem-estar e a qualidade de vida deles. Nosso atendimento é humanizado e mantém a confidencialidade dos dados do colaborador.

Outras formas de implementar ações na sua empresa que promovam o bem-estar e ajudam a manter a saúde mental dos colaboradores são:

– Readequar funções: deve-se evitar que um colaborador tenha uma carga elevada de funções e demandas, ou seja, que fique sobrecarregado. Para evitar que isso aconteça, as lideranças da empresa devem ser treinadas periodicamente para que possam detectar esses e outros tipos de problemas que podem pressionar trabalhadores e prejudicar a saúde mental e o bem-estar deles.

– Flexibilize: dar possibilidades para que se trabalhe de forma mais confortável e relaxada é importante. Medidas como home office alguns dias na semana ou horários mais flexíveis, por exemplo, são uma opção.

–  Incentive exercícios físicos: organize sessões de alongamento ou forme grupos de atividades físicas (como a corrida) na empresa. Palestras e aplicativos que estimulem a prática de exercícios também são ferramentas bastante válidas.

– Promova a interação social: nós somos seres sociais e precisamos interagir e ter boas relações com quem convivemos. Assim, eventos e ações que promovam essa interação saudável são fundamentais.

– Benefícios voltados para a saúde mental: oferecer a psicoterapia como benefício ao colaborador é um facilitador para que ele procure esse tipo de serviço antes que o problema se instale. O psicólogo é capaz de identificar e tratar questões que atrapalham tanto o desempenho do colaborador no trabalho, como em sua vida pessoal. Fechar parceiras com terapeutas ou empresas ligadas à saúde mental são outros exemplos de benefícios que podem ser adotados.

Todas essas medidas podem ser implantadas de forma gradativa e com todo apoio necessário para estudos, adequações e suporte necessários. É para isso que a Social Consultoria oferece serviços que transformam as organizações e fortalecem o departamento de recursos humanos.

Trabalhamos para humanizar um mundo que não para, por isso, somos reconhecidos como uma Consultoria Especializada em Serviço Social, humanizada, inclusiva e tecnológica.

Conte conosco para levar mais saúde, bem-estar e apoio aos seus colaboradores, de forma monitorada e eficiente.

Esperamos que com nossas dicas e apoio, você consiga cuidar da saúde mental da sua equipe. Eles merecem e precisam disso!