O RH passou a desempenhar um papel estratégico dentro das organizações. Muito além do recrutamento e seleção, ele passou a voltar seu olhar para o bem-estar e satisfação dos colaboradores, além do equilíbrio e conquista dos objetivos das empresas.
Uma vez que zelar pela segurança e saúde dos funcionários passou a ser primordial dentro dos afazeres dessa área, é preciso estar atento em ações e manutenções que promovam esses benefícios.
A segurança no trabalho é um ponto chave dentro das organizações, mas qual o papel do Recursos Humanos para a promoção dela? Vamos entender.

O que é acidente de trabalho?

Quando o colaborador sofre algum tipo de lesão, temporária ou permanente, durante seu serviço ou em decorrência dele, fica caracterizado um acidente de trabalho. O acidente pode resultar em óbito ou algum agrave que leve ao afastamento do colaborador.
De acordo com a Social Consultoria, um colaborador afastado do ofício pode gerar custos financeiros, de imagem e de clima, impactando negativamente em seus resultados para a empresa.
Em muitas organizações, seu maior gasto é justamente com acidentes desse tipo, trazendo consequências operacionais, legais e financeiras.
Cabe ao RH entender a causa do problema para tomar as medidas preventivas adequadas e ter o controle da situação.

Quais as principais causas do acidente de trabalho?

Essa espécie de acidente é geralmente causada por fatores que poderiam ter sido evitados, como desatenção, esforço repetitivo, estresse, estrutura inadequada, falta de treinamento ou de equipamento adequado.

Também é comum a ocorrência da doença profissional, que é atribuída ao desempenho do trabalho.

Como reduzir esses números?

Mediante a tantos problemas gerados pelo acidente, é necessário que o RH adote políticas estruturadas para prevenir e amparar seus funcionários.

Na maioria dos casos, esse número pode ser reduzido através da prevenção, com algumas medidas, como:

1. Treinamentos

Com o treinamento, o colaborador receberá orientação para exercer suas atividades de maneira segura e consciente, evitando riscos. Também será instruído de como proceder diante de uma situação de perigo ou de um acidente já consumado.

Para as empresas que buscam ações educacionais, a Social Consultoria tem a solução ideal: Palestras, Workshops e Webinars.

2. Uso de equipamentos

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de garantirem a segurança do trabalhador, reduzem os riscos de acidente.
Capacetes, luvas, respiradores e óculos são exemplos desses equipamentos de proteção, os quais necessitam ser especificados de acordo com a natureza da tarefa exercida.

3. Manutenção de ações preventivas

Identificar e corrigir os pontos de risco faz a diferença. É fundamental supervisionar a manutenção periódica de equipamentos e inserir uma rotina de reciclagem de treinamentos e conhecimento no assunto.

Se, mesmo com todas essas medidas, ocorrer acidente no ambiente de trabalho, o que fazer?

O RH é essencial para administrar a relação entre o colaborador e a empresa. Essa responsabilidade vai muito além da parte burocrática, envolvendo também o bem-estar físico e psicológico da pessoa.
O profissional de recursos humanos pode contribuir de diversas formas:

1. Apoio ao colaborador

É fundamental que o RH não só acompanhe todos os processos, como também desenvolva ações preventivas e de suporte aos colaboradores no equilíbrio de sua qualidade de vida e saúde mental.

A Social Consultoria facilita esse trabalho com o Programa de apoio aos Colaboradores – Disk Help Social, que auxilia na gestão psicossocial e evita problemas que afetem a saúde do trabalhador.

Com essa assistência, é possível reduzir o impacto emocional, físico ou social com as adversidades do dia a dia, tendo um retorno qualitativo para a sua rotina laboral dentro da empresa.

2. Apoio psicológico

Além de ter sua saúde prejudicada, o trabalhador pode sofrer danos psicológicos, seja por conta do acidente de trabalho, do afastamento, entre outras situações.

O Programa de Apoio Psicológico visa auxiliar as pessoas indicadas pela empresa na busca de apoio para lidar com questões relacionadas à saúde mental, que afeta direta ou indiretamente o ambiente organizacional.

O Programa oferece:

Atendimento ativo no horário comercial das 08h às 17h;
Acolhimento e Atendimento psicológico.

3. Gerenciamento do afastado

Para que o Recursos Humanos consiga otimizar o acompanhamento dos colaboradores afastados, a Social Consultoria possui o programa de Gerenciamento Previdenciário.

Com ele, a área poderá acompanhar desde o protocolo do benefício junto ao INSS até o efetivo retorno ao trabalho, possibilitando indicadores precisos para a tomada de decisões e redução do Fator Acidentário de Prevenção (FAP).

Além disso, a empresa minimiza os custos operacionais, absenteísmo e limbo previdenciário.

Se você faz parte do departamento de Recursos Humanos e deseja levar soluções para a sua empresa ser assertiva na segurança do trabalho, preencha o formulário.