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APR
O EQUILÍBRIO DA SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

Você conhece os benefícios da atividade física? Sabia que além de trazer benefícios ao nosso corpo também faz bem para nossas emoções? Isso mesmo que você leu! Engana-se quem pensa que exercitar trará benefícios somente para nossa aparência, e saúde física. Os benefícios vão muito além disso.

No momento atual que estamos vivendo, com pandemia e quarentena, o nível de estresse aumenta devido ao medo que sentimos frente a um inimigo invisível (vírus) e todas as mudanças que ele causou em nossas vidas. Estamos tendo que lidar com muitas informações e novas diretrizes diariamente, e estamos ansiosos e inseguros, por não saber ao certo, como será o dia de amanhã.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), devemos ao menos sermos ativos, ou seja, nos exercitar ou movimentar por no mínimo 20 minutos por dia. O exercício é um poderoso aliado no combate ao estresse, pois quando nos estressamos liberamos um hormônio chamado Cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Esse hormônio em altas doses acarreta diversos prejuízos em nosso corpo, como ansiedade, depressão, aumento de peso, doenças cardiovasculares, resfriados constantes, dificuldade de concentração, insônia, doenças de pele, entre muitos outros. Quando nos exercitamos regularmente, nosso corpo controla a liberação de cortisol, além de liberar o hormônio da endorfina, conhecido como hormônio do prazer, que promove sensação de bem-estar e alívio. 

Para ter uma boa Saúde Física é importante, se exercitar, como já citei, ter uma alimentação balanceada, tomar bastante água, cuidar da higiene pessoal, fazer os exames periodicamente e ter sono de qualidade. Por isso, quem inclui atividade física em sua rotina, diminui o risco de doenças, dorme melhor, apresenta melhora na auto estima, tem mais disposição, melhora a memória, entre outros diversos benefícios.

Nosso corpo foi planejado para o movimento, e cada vez mais estamos ficando menos ativos, por conta das mudanças tecnológicas, como não precisar mais levantar para mudar o canal da TV, não precisar levantar para atender o telefone com fio, ou seja, ganhamos algumas facilidades, porém estamos cada vez mais perdendo o movimento.

E como ser ativo dentro de casa?

Podemos tornar esses momentos ainda mais prazerosos se pudermos fazer em família, seja dançando, pulando corda, fazendo polichinelos, brincando de morto ou vivo, brincando de pega-pega, esconde-esconde e até mesmo fazendo os afazeres da casa. E para quem está sozinho na quarentena, faça exercícios utilizando a tecnologia a seu favor, convida um amigo para se exercitar com você de forma virtual.

Coloque uma música que te faça relembrar alguma época boa da sua vida, arraste o sofá, experimente novas atividades, se reinvente e mexa-se!

Pesquisas apontam que pessoas mais felizes, têm atitudes mais flexíveis, portanto se estiver bem consigo mesmo, perceberá que o melhor momento é agora e que esta é a melhor estação da vida.


INGRID SERIBELI - CRP: 94969

  • Psicóloga e Consultora em Promoção de Saúde (Formada pela USP)
  • Co autora - Cartas para o Sucesso
  • Escritora e pesquisadora em saúde emocional
  • Psicóloga clínica comportamental e coach
  • Palestrante nos temas de Qualidade de vida e Mudanças Comportamentais
  • Diretora da Psico Corpore
  • Idealizadora e Mentora