SOCIAL NEWS

voltar
24
FEB
Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

A luta das mulheres para exercer esse direito

Você sabia que as mulheres eram proibidas de votar aqui no Brasil? Isso mesmo, proibidas. Menos de cem anos atrás, elas eram consideradas incapazes intelectualmente de participar da política na sociedade.

À partir da luta de grandes mulheres, esse tema passou a ser discutido. Um marco nessa história foi a inclusão da professora Celina Gomes como eleitora no município de Mossoró-RN. Ela foi a primeira eleitora não só do nosso país, mas da América Latina.

Mobilizações por todo mundo foram ganhando força, cada vez mais o movimento feminista crescia e batalhava pela importância de cada uma possuir direitos não só políticos, mas em todas as áreas.

Em 24 de fevereiro de 1932, o Código Eleitoral passou a assegurar o voto feminino, entretanto, apenas para mulheres casadas e autorizadas pelos maridos ou solteiras e viúvas com renda própria.

52% é o número do eleitorado feminino atual, ou seja, elas representam a maioria de votos. Exerça seu direito de voto, escolha bem quem irá te representar e encoraje outras mulheres nessa causa tão importante que precisa do apoio de todos.

A Social tem orgulho de incentivar a representatividade e luta feminista em busca de novas conquistas e realizações, dedicando-se a dar espaço e oportunidades para todas.

Referência: Justiça Eleitoral