SOCIAL NEWS

voltar
13
OCT
CAMPANHA DIA DAS CRIANÇAS

É possível aprender com os filhos?
Veja como acontece essa troca

Entenda como a convivência e a troca de experiências constantes favorecem os vínculos afetivos da família!

 O que é possível aprender com os filhos

Existe uma série de aprendizados que os filhos podem transmitir aos seus pais, sobretudo no que diz respeito à inteligência emocional. Crianças e adolescentes estão em processo de desenvolvimento, não só cognitivo e corporal, mas também socioemocional. Assim, eles experimentam emoções, sentimentos e interações de um modo diferente dos adultos.

Crianças são curiosas, estão sempre atentas ao novo, tudo lhes desperta a atenção; os pais podem aprender muito com essa disposição natural da criança para olhar e se encantar com o mundo.  Além disso, crianças e adolescentes dispõem do tempo de maneira muito mais proveitosa. Como eles têm menos preocupações que os adultos, vivem suas experiências com mais foco e intensidade, pelo fato de estarem com o corpo e a mente totalmente presentes em suas atividades. Essa é uma lição valiosíssima que os adultos podem aprender com seus filhos. O amor às pessoas e aos animais é outra característica valorosa que os filhos costumam ter e legar ao pais. Em outras palavras, aprender com os filhos é uma excelente oportunidade de ser uma pessoa melhor.

O ambiente familiar é um espaço em que ocorrem trocas afetivas e de saberes que são de grande importância cognitiva, social e emocional para todas as pessoas que pertencem à família. Ao aprender com os filhos, os pais têm a oportunidade de intensificar sua relação com eles e, ao mesmo tempo, se tornar seres humanos mais sensíveis, tolerantes e empáticos.

 4 dicas essenciais para brincar com os filhos

Aprender brincando é para todas as idades! Interagindo com os seus filhos, você não só fortalece laços como também exerce o autoconhecimento. Veja algumas dicas essenciais para que as brincadeiras fluam ainda melhor:

 Valorize a simplicidade

Brincadeiras com materiais simples ou improvisados animam o dia e fazem com que todos aproveitem o tempo de um jeito gostoso. Jogue bola, peteca, amarelinha, ou convide as crianças para praticar habilidades manuais, cozinhando receitas simples junto delas ou modelando criaturas em massinha ou argila. Use a criatividade!

 Não subestime o poder do carinho

Cultivar uma postura carinhosa e receptiva faz com que os pais ganhem mais respeito dos filhos, proporcionando um equilíbrio emocional na família. Uma postura amiga, com diálogo, orientação e compreensão.

 Entenda os sentimentos das crianças

Crianças podem ter dificuldades para compreender, organizar e expressar o que sentem. Quando isso ocorre, elas podem se tornar mais distantes, perder o interesse pela rotina e até mesmo chorar pelas coisas mais simples.

Por isso, é muito importante que os pais acompanhem as crianças, buscando confortá-las e incentivá-las para o diálogo. Em momentos descontraídos, os pequenos podem se sentir mais confortáveis para expressar seus sentimentos.

 Use tecnologia com limites

O recomendado é que as crianças não fiquem mais de duas horas por dia usando tablets, celulares, videogames e televisão. Afinal, a exposição excessiva a esses dispositivos pode causar transtornos psicológicos, alimentares e déficits de atenção.

É importante que as crianças tenham contato com a tecnologia quando estiverem emocionalmente amadurecidas. Isso porque, quando estão nos primeiros anos de vida, elas assimilam o mundo por meio do toque e da interação com as pessoas. Sem a experiência do tato e da interação, elas podem perder uma parte importante do conteúdo.

Brincar com os filhos é uma das melhores formas de se aproximar das crianças, fortalecendo a cumplicidade e proporcionando aprendizado mútuo. Se você gostou das nossas dicas, veja também as nossas ideias para estimular a criatividade das crianças!

Galeria de Fotos